sexta-feira, 23 de julho de 2010

Plano de aula com vídeo


DRE DE PORTO NACIONAL
Planejamento Semanal
U.E.: Dom Domingos Carrerot
Disciplina: CIÊNCIAS
Conteúdo: Água
Professor(a): Marla Cristina de Almeida Martins
Ensino: Fundamental
Ano (série): 6º ano
Bimestre: 2º
Ano letivo: 2010


COMPETÊNCIA

Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta.


HABILIDADE

Compreender o ciclo da água e sua importância para a manutenção da vida. Relacionas os estados físicos da água com o seu ciclo na natureza.

OBJETIVOS

Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.



1ª aula:

Iniciar a aula com um vídeo sobre a importância da água com a música Planeta água, entregar a letra da música e refletir sobre ela. Lançar algumas questões que provoquem reflexão: De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?

2ª aula:

Sondar o conhecimento que os alunos têm sobre os estados físicos da água. Passar slides explicativos incentivando os alunos a falarem sobre onde podemos encontrar água nos três estados físicos; como utilizamos a água em nosso cotidiano; como funciona a ETA (Estação de Tratamento de Água).

3ª aula:

Passar o vídeo “A turma da Clarinha”. Promover discussão sobre o que cada um pode fazer para economizar água. Solicitar aos alunos uma produção de texto com o título: O que eu aprendi com a turma da Clarinha. Usar esse texto para avaliar a metodologia e a aprendizagem dos alunos.

Recursos Tecnológicos:
Data-show;
Note book;
Internet.


Referências Bibliográficas
www.eb1-murca-n1.rcts.pt/imagens/agua.ppt
BARROS, Carlos. Paulino, Wilson. Ciências, o meio ambiente. Ensino Fundamental. Editora ática, 2006.
http://www.youtube.com/watch?v=yzLyJxXAyH4&feature=related

terça-feira, 20 de julho de 2010

Plano de aula com hipertexto

U.E.: Dom Domingos Carrerot
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Poema
Professor (a): Marla Cristina de Almeida Martins
Ensino: Fundamental Ano (série):6º ano Bimestre:2º Ano letivo:2010


Objetivo:

Conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: versos, estrofes, ritmos, rima e repetição;
Resgatar e valorizar a cultura da comunidade;
Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos;
Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
Semana
Situação Didática



1ª aula
Apresentar aos alunos, através de slides, a proposta da Olimpíada de Língua Portuguesa e seu objetivo. Instigar os alunos a falar sobre poemas e suas características. Incentivar a turma a falar sobre os poemas que conhece. Listar em um dos slides da aula os nomes dos poemas citados. Solicitar aos alunos que escrevam os poemas que já conhecem e preparem a leitura do mesmo. Propor que coletem os poemas que a comunidade conhece entrevistando moradores do bairro onde moram, resgatando memórias.

2ª aula
Explicar classificação das estrofes quanto ao número de versos.
Sondar o conhecimento dos alunos sobre a diferença entre poema e poesia. Assim que os alunos expuserem suas opiniões, mostrar slide com a diferença entre os termos, ler e explicar o slide checando a compreensão da turma. Apresentar, através de slides, alguns poemas da coletânea do CD-Rom.
Propor que alguns alunos leiam em voz alta. Ao final da leitura, fazer alguns questionamentos expostos em slides.

3ª aula
Projetar o poema “Tem tudo a ver”, de Elias José; ler com os alunos e promover debate interpretativo. Tocar o CD-Rom para que ouçam o poema. Levá-los a observar a estrutura física do poema, seus versos, estrofes e sua organização no papel.


4ª aula
Propor aos alunos que leiam em voz alta os poemas. Perguntar como eles sabem que se trata de um poema. Orientar que se reúnam em grupo de quatro e façam uma seleção dos poemas de memória e dos coletados na comunidade. Cada grupo deverá selecionar um poema de cada para que seja exposto no mural. Os poemas escolhidos serão entregues ao professor, que os revisará e devolverá para correção, só então eles serão adicionados ao mural.

Observações:
As oficinas relacionadas à Olimpíada de Língua Portuguesa serão concluídas na primeira semana de agosto.

Recursos Tecnológicos:
Data show; CD-Rom; Caixa de som; note book.

Referências Bibliográficas
Poetas da escola: Cadernos do professor: Orientação para produção de textos. Anna Helena Altenfelder, Maria Alice Armelin. Sào Paulo: Cenpec, 2010.
(Coleção da Olimpíada).
http://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/