sexta-feira, 23 de julho de 2010

Plano de aula com vídeo


DRE DE PORTO NACIONAL
Planejamento Semanal
U.E.: Dom Domingos Carrerot
Disciplina: CIÊNCIAS
Conteúdo: Água
Professor(a): Marla Cristina de Almeida Martins
Ensino: Fundamental
Ano (série): 6º ano
Bimestre: 2º
Ano letivo: 2010


COMPETÊNCIA

Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta.


HABILIDADE

Compreender o ciclo da água e sua importância para a manutenção da vida. Relacionas os estados físicos da água com o seu ciclo na natureza.

OBJETIVOS

Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.



1ª aula:

Iniciar a aula com um vídeo sobre a importância da água com a música Planeta água, entregar a letra da música e refletir sobre ela. Lançar algumas questões que provoquem reflexão: De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?

2ª aula:

Sondar o conhecimento que os alunos têm sobre os estados físicos da água. Passar slides explicativos incentivando os alunos a falarem sobre onde podemos encontrar água nos três estados físicos; como utilizamos a água em nosso cotidiano; como funciona a ETA (Estação de Tratamento de Água).

3ª aula:

Passar o vídeo “A turma da Clarinha”. Promover discussão sobre o que cada um pode fazer para economizar água. Solicitar aos alunos uma produção de texto com o título: O que eu aprendi com a turma da Clarinha. Usar esse texto para avaliar a metodologia e a aprendizagem dos alunos.

Recursos Tecnológicos:
Data-show;
Note book;
Internet.


Referências Bibliográficas
www.eb1-murca-n1.rcts.pt/imagens/agua.ppt
BARROS, Carlos. Paulino, Wilson. Ciências, o meio ambiente. Ensino Fundamental. Editora ática, 2006.
http://www.youtube.com/watch?v=yzLyJxXAyH4&feature=related

3 comentários:

  1. Eu adorei esta aula!
    eu entendi tudinho!!!!!!!!
    com milhares e milhares de explicaçoes!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Titia Marla!
    Como Vai? Este e meu blog!
    Adorei esta aula obrigado por ser assim!
    Especial e Alegre!♥♥

    ResponderExcluir