Introdução à Educação Digital

Atividade de Elaboração 1






A Evolução Tecnológica


A criação de um aparelho que pudesse dar asas ao ser humano era algo que parecia inimaginável, para alguns, até mesmo impossível. Com a coragem e ousadia de Santos Dumont, hoje o homem é capaz de voar o mundo de ponta a ponta em algumas horas. Contrariando críticos e pessimistas da época. A evolução tecnológica vem acontecendo da mesma forma, a meu ver, um pouco mais lentamente quando se fala em tecnologia na educação, uma vez que essa evolução encontra certa resistência no meio educacional. Algumas pessoas não percebem que a tecnologia faz parte do seu dia-a-dia. De que forma as notícias chegam, em tempo real, em nossas casas? Como falamos com amigos e familiares que estão a quilômetros de distância? Será que a esmagadora maioria das donas de casa que assa bolo em forno de barro? De que forma viajamos de um país a outro em poucas horas? Será que tudo isso não é tecnologia?

A evolução tecnológica afeta diretamente nossa vida, quer percebamos ou não. Essa tecnologia facilita a vida diária da dona de casa, do executivo, do advogado, do médico, da secretária, porque não facilitaria a vida do professor? Abrir-se para o novo não é tarefa fácil para todos, mas é tarefa possível para aqueles que buscam possibilidades de sucesso em sua vida profissional e pessoal. É evidente que a tecnologia não trará respostas, mas facilitará sua busca. Essa é a boa nova!

A informática facilita minha rotina de sala de aula, uma vez que me possibilita levar o conteúdo aos meus alunos em formato diferenciado: som, vídeo, imagem. Assim, eles se sentem motivados assimilando melhor o conteúdo. No laboratório multimídia o aluno descobre que o acesso ao conhecimento é ilimitado e que, além de acessar informações, ele também pode disponibilizar, compartilhando essas informações. Com o auxilio do professor, o aluno percebe que ele pode passar de coadjuvante a ator principal do filme da vida.





Marla Cristina de Almeida Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário