terça-feira, 20 de julho de 2010

Plano de aula com hipertexto

U.E.: Dom Domingos Carrerot
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Poema
Professor (a): Marla Cristina de Almeida Martins
Ensino: Fundamental Ano (série):6º ano Bimestre:2º Ano letivo:2010


Objetivo:

Conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: versos, estrofes, ritmos, rima e repetição;
Resgatar e valorizar a cultura da comunidade;
Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos;
Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
Semana
Situação Didática



1ª aula
Apresentar aos alunos, através de slides, a proposta da Olimpíada de Língua Portuguesa e seu objetivo. Instigar os alunos a falar sobre poemas e suas características. Incentivar a turma a falar sobre os poemas que conhece. Listar em um dos slides da aula os nomes dos poemas citados. Solicitar aos alunos que escrevam os poemas que já conhecem e preparem a leitura do mesmo. Propor que coletem os poemas que a comunidade conhece entrevistando moradores do bairro onde moram, resgatando memórias.

2ª aula
Explicar classificação das estrofes quanto ao número de versos.
Sondar o conhecimento dos alunos sobre a diferença entre poema e poesia. Assim que os alunos expuserem suas opiniões, mostrar slide com a diferença entre os termos, ler e explicar o slide checando a compreensão da turma. Apresentar, através de slides, alguns poemas da coletânea do CD-Rom.
Propor que alguns alunos leiam em voz alta. Ao final da leitura, fazer alguns questionamentos expostos em slides.

3ª aula
Projetar o poema “Tem tudo a ver”, de Elias José; ler com os alunos e promover debate interpretativo. Tocar o CD-Rom para que ouçam o poema. Levá-los a observar a estrutura física do poema, seus versos, estrofes e sua organização no papel.


4ª aula
Propor aos alunos que leiam em voz alta os poemas. Perguntar como eles sabem que se trata de um poema. Orientar que se reúnam em grupo de quatro e façam uma seleção dos poemas de memória e dos coletados na comunidade. Cada grupo deverá selecionar um poema de cada para que seja exposto no mural. Os poemas escolhidos serão entregues ao professor, que os revisará e devolverá para correção, só então eles serão adicionados ao mural.

Observações:
As oficinas relacionadas à Olimpíada de Língua Portuguesa serão concluídas na primeira semana de agosto.

Recursos Tecnológicos:
Data show; CD-Rom; Caixa de som; note book.

Referências Bibliográficas
Poetas da escola: Cadernos do professor: Orientação para produção de textos. Anna Helena Altenfelder, Maria Alice Armelin. Sào Paulo: Cenpec, 2010.
(Coleção da Olimpíada).
http://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/

Um comentário: