quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

O currículo não é apenas a grade curricular da escola, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas, mas todo um processo pedagógico vivenciado por todo corpo docente e discente da instituição. Cabe a nós refletir sobre a forma como o currículo é visto pela escola e como ele é trabalhado por ela aliado à tecnologia. Sabemos que muitas vezes isso ainda é feito de forma fragmentada. Sabemos ainda que isso acontece devido a falta de preparo dos professores, e que é indiscutível a urgência de investimento no capital humano, uma vez que o professor é fundamental nesse processo. Tudo é muito novo, aprendemos a ver as disciplinas isoladamente, é por isso que entender um currículo transdisciplinar não é tão difícil quanto colocá-lo em prática. No entanto, acredito que a dificuldade não deva ser obstáculo, é preciso vencê-la e assim contribuir para uma educação mais significativa, onde os alunos aprendam a elaborar suas próprias perguntas e buscar respostas.

A tecnologia pode contribuir sim no desenvolvimento do currículo. Quando o aluno faz uso do computador com fins pedagógicos ele deixa de ser mero observador passando a ser parte integrante e ativa do processo de ensino e aprendizagem. O aluno é encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem devidamente planejadas. Assim, o aprendizado que ocorre nestas situações pode ser mais duradouro.

Baseado na falta de preparo de muito professores, integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo não é tarefa fácil, mas possível. Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), “a primeira coisa é ter a tecnologia disponível. É por isso que não se observam resultados tão favoráveis quando há apenas um laboratório para toda a escola. A tecnologia tem de estar na sala de aula, à mão no momento da necessidade. Pode ser um pequeno laboratório na sala ou um computador por aluno”. A escola, em especial, a pública, caminha lentamente rumo a essa realidade. A escola que possui laboratório multimídia com um computador para cada aluno também possui uma equipe, em sua maioria, despreparada para utilizá-los.

Lentamente ou não, estamos caminhando rumo a uma educação inovadora. Mostra disso é o curso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) oferecido em todo país aos profissionais da educação. Dificuldades sempre haverá, sairão na frente aqueles que não se deixarem vencer por elas.


Um comentário:

  1. Interar o aluno com o contato as novas midias de conhecimentos torna-se não só o ensino aprendizagem rico e aprimorado mas tambem inovador e estimulador de novas buscas e dizer que o aluno passa a ser instrumento dessas novas buscar é realmente visivel de perceber.... concordo com suas afirmações!!

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