domingo, 17 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias




Segundo Pedro Demo, a escola está distante dos desafios do século XX. O que é ensinado na escola nem sempre condiz com a realidade do aluno, principalmente no que se refere à tecnologia. A escola faz parte do cotidiano do aluno, mas o cotidiano não faz parte da escola.

A tecnologia dá ao aluno outras possibilidades de aprendizagem, uma vez que disponibiliza uma diversidade infinita de assuntos e uma interatividade que, muitas vezes, não há em sala de aula. No entanto, não podemos abraçar isso de qualquer maneira, movidos pela motivação do momento, é preciso avaliar os benefícios que essa ferramenta trará para a minha realidade de sala de aula.

A escola deve se situar nas habilidades atuais e é preciso se fazer uma grande mudança que deverá começar pelo professor, somente através dele ela será possível, uma vez que é a ponte entre o aluno e o conhecimento. Conforme Pedro Demo, não há como substituir o professor sendo ele a tecnologia das tecnologias.

No mundo tecnológico a criança não é seqüencial. Ela faz sete, oito tarefas ao mesmo tempo – mexe na internet, escuta telefone, escuta música,manda e-mail, recebe e-mail, responde; e ainda acham que na escola o aluno deve apenas ouvir a aula.

Segundo Pedro Demo as mudanças só entram bem na escola se entrarem pelas mãos do professor, que é a tecnologia das tecnologias. Que ele saiba ensinar, cuidar para que o aluno aprenda colocando a aprendizagem na altura dos mesmos, transformando o espaço escolar modificando e inovando continuamente o seu fazer pedagógico.

Esse novo profissional integrará melhor as tecnologias ao seu trabalho diário com a afetividade, o humanismo e a ética. Será um profissional mais criativo, experimentador e orientador.

Moran ( 2005) diz que educar é ajudar a construir caminhos para que nos tornemos mais livres para podermos fazer as melhores escolhas em cada momento. Diz ainda que a tecnologia é importante, mas sempre é um meio, um apoio, não pode converter-se numa finalidade em si.

O uso de computadores e Internet nas atividades curriculares é uma ferramenta que ajudará professores e alunos a alcançarem os objetivos propostos pela disciplina. No entanto, é necessário que haja motivação por parte do professor, e essa motivação depende do compromisso da instituição de ensino como um todo. É necessário que a escola insentive o uso da tecnologia buscando, juntamente com o professor, alternativas para vencerem os obstáculos que, inevitavelmente, virão. Como, por exemplo, a falta de computadores para todos os alunos, quantidade inadequada de equipamentos para os professores, falta de assistência técnica a tempo hábil.

A maior contribuição das novas tecnologias é provocar no aluno o interesse pela busca do conhecimento. Vivo isso em minha realidade de sala de aula, pois insentivo meus alunos a montarem suas pesquisas em formato Power point para apresentarem aos colegas em sala de aula, e percebo nitidamente a empolgação e o orgulho de apresentar uma atividade enquanto protagonistas e não meros coadjuvantes. Essa é uma estratégia eficiente, que tem trazido bons resultados.

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